web aula
WEBAULA 1
Unidade 1 - PARADIGMAS DA PSICOLOGIA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Oi pessoal, sou o Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves. Sejam bem-vindos ao curso de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem!
DESDE JÁ, UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O CONTEÚDO COBRADO NAS AVALIAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS INCLUI A LEITURA DOS TEXTOS E O CONHECIMENTO DOS VÍDEOS AQUI INDICADOS, ENTÃO PEÇO QUE ESTUDE TUDO Vamos então?!
I. PSICOLOGIA, PARADIGMAS DA PSICOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
A Psicologia tem suas raízes lá na Grécia Antiga, entre os filósofos. Aliás, a palavra “Psicologia” vem do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). Ou seja, “estudo da alma”! Mas essa alma não tem nada a ver com religião ou com a Psicologia Científica dos dias de hoje. É que para alguns filósofos gregos nosso corpo era animado por uma espécie de sopro divino misterioso que governava nossas ações, pensamentos e sentimentos, ou seja, nossa mente.
Séculos depois, a Psicologia se desligaria da Filosofia. O “pai” da Psicologia Científica se chamava Wilhelm Wundt, um cientista alemão, e ele, a partir de 1879, começou a criar de experimentos com as pessoas para tentar entender como funcionava sua consciência, ou seja, suas percepções, pensamentos e sentimentos que ocorrem no “aqui e agora” de cada um.
Mas a Psicologia como ciência não parou aí e foi bem mais longe... Muitos outros começaram a investigar e alguns foram tão sérios, dedicados e racionalmente exigentes com suas próprias ideias que construíram teorias muito “fortes” da Psicologia. Esses cientistas criaram o que chamaremos de Paradigmas da Psicologia... Mas o que é isso, um Paradigma? “Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.