Web 2 História
Quando Tim Berners-Lee criou a World Wide Web os sites disponíveis funcionavam basicamente como livros e jornais. O usuário acessava o conteúdo do seu interesse e realizava a leitura, não havia interação. A partir de avanços tecnológicos como tags, API’s e RSS algumas mudanças importantes aconteceram no mundo virtual que levaram a um novo comportamento dos desenvolvedores e usuários. Essa mudança também veio acompanhada de sites de compartilhamento, como Fotolog.net (2002 – onde é possível criar uma conta e postar suas fotos, ser seguido e seguir outros usuários), MySpace (2003 – rede social basicamente voltada a música onde marcou o início de várias bandas), Orkut (2003 – primeira grande rede social) e Wikipédia (2001 – uma enciclopédia online alimentada por colaboradores internos e externos). Podemos simplificar o conceito tratando-se de uma “segunda fase” da internet, onde o usuário começa a criar e/ou participar do conteúdo da web. Conceito Em 2001 a então jovem internet começou uma fase de crise. Os investimentos realizados por algumas empresas sofreram pouco retorno, algumas chegando a falência.
Alguns já previam até mesmo o fim do mundo conectado à internet. Mas foi nesse grande momento de crise em que novas ideias surgiram, dando início a série de conceitos chamados de Web 2.0. Tecnologia
No momento Web 1.0 o sistema era basicamente independente, os sites em HTML simples, com mais textos e imagens. Sabemos que algumas mudanças tecnológicas formaram parte dos conceitos que iniciaram a nova fase da Web 2.0. RSS – Usado em programas e sites. Principalmente em sites de notícias e blogs, permite que o conteúdo seja atualizado frequentemente, com isso utilizando os Feeds RSS.
API’s (Interface de Programação de Aplicativos) –