WDM em redes opticas
Trabalho referente à disciplina de
Princípios de Comunicação do 7º período do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Anhembi Morumbi.
Orientado professor (a) Alexandre
Bozolan
São Paulo, Maio de 2013
Resumo
Este trabalho que aqui se inicia resume-se a um desenvolvimento básico da teoria e aplicação pratica da multiplexação de sinais em redes ópticas. Também nos auxiliará a trabalhar em equipe e no planejamento estratégico, no levantamento de dados e na fixação de conceitos estudados durante este curso. Este trabalho versará suas linhas subsequentes a algumas características e abordagens básicas e fundamentais deste assunto, sem deixar de mencionar os fatores históricos relevantes. A multiplexação de sinais em redes ópticas (WDM) foi desenvolvida para suprir as necessidades de transmissão de vários sinais instantâneos. Para isso criou se um sistema chamado WDM, o qual trabalha a multiplexação por comprimento de onda.
O WDM é a técnica de transmitir simultaneamente vários feixes de laser virtuais dentro de uma única fibra óptica. O que vai diferenciar um sinal óptico do outro é o tamanho, ou o comprimento da onda. Aprofundaremos dentro deste assunto até um ponto de entendimento básico, pois não temos a pretensão de se descobrir algo novo, mas de entender com clareza os fatos já conhecidos e apresentarmos de forma dinâmica na classe os assuntos aqui descritos. Ao final teremos a certeza de que a pesquisa aqui aplicada servira aos integrantes do grupo como experiência e dará também vivencia a trabalhos acadêmicos, e desenvolverá em todos os pesquisadores o conceito de multiplexação em redes ópticas.
SUMÁRIO
1. Resumo.............................................................................................................. 4
2. Um pouco da história.......................................................................................... 5
3. Para