Walter gropius
Foi construído em 1925 pelo alemão Walter Gropius, que tinha idéias inovadoras de traduzir o sentimento do homem de seu tempo. A idéia era que a arte deveria atender às necessidades da sociedade, sem deixar de lado a estética. A Bauhaus é uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou de 1919 a 1933 na Alemanha. Foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado o modernismo no design e arquitetura.
A edificação é considerada um "ícone do modernismo", bem como um manifesto-síntese das idéias veiculadas pela Bauhaus na Alemanha dos anos 20. Erguida após a expulsão da escola de Weimar por razões políticas, a sede inclui uma marcenaria, uma tecelagem, uma oficina de pintura e uma tipografia.
HISTÓRIA
Os dirigentes da Bauhaus cedem à pressão da “opinião pública” e mudam a Escola para Dessau, uma cidade industrial em rápida expansão, na periferia de Berlim. O município de Dessau tinha conseguido atrair a nova sede da Bauhaus através da promessa de construir um edífico novo para a instituição, promessa que foi cumprida.
Em 24 de Março de 1925, o município de Dessau, com uma maioria social-democrata (SPD), aprova a mudança da Bauhaus para esta cidade. Em Junho de 1925 é concedida autorização para a construção da sua nova sede, que abrirá em Dezembro de 1926.
A mudança constitui uma oportunidade para alargar o corpo docente, integrando ex-alunos da escola — J. Albers, Herbert Bayer, H. Scheper, Joos Schmidt e Gunta Stölzl, que traziam consigo o fascínio pela investigação da vanguarda tecnológica iniciada em 1923.
COMPOSIÇÃO ARQUITETONICA
A composição arquitetônica da escola alemã sediada em Dessau, procurava exprimir o programa de uma maneira não convencional para a época, ao invés de formas lineares ou dispersas, Gropius propôs um misto, aonde os blocos com diferentes funções (ateliês, estúdios, administração, habitação, salas de aulas técnicas e uma área