Walter benjamin
Sistema Operacional
Descrição do sistema operacional O computador só é capaz de fazer funcionar um programa informático (chamado às vezes aplicação ou software) através de um sistema operacional. A máquina deve estar em condições de efetuar diversas operações preparatórias para assegurar o intercâmbio entre o processador, a memória, e os recursos físicos (periféricos). O sistema operacional (OS abreviatura do termo inglês Operating System), está encarregue de garantir a ligação entre os recursos materiais, o utilizador e as aplicações (tratamento de texto, jogos de vídeo,...). Assim, quando um programa deseja aceder a um recurso material, não é necessário enviar informações específicas ao periférico, basta enviar as informações ao sistema operacional, que se encarrega de transmiti-las ao periférico referido através do seu piloto. Na ausência de pilotos, cada programa deverá reconhecer e assegurar a comunicação com cada um dos periféricos!
Sistema Operacional
O sistema operacional permite assim "dissociar" os programas e o material, simplificando a gestão dos recursos e oferecendo ao utilizador um interface homem-máquina (notado "IHM") simplificado para lhe permitir livrar-se da complexidade da máquina física.
Sistema Operacional
Papéis do sistema operacional:
Os papéis do sistema operacional são diversos Gestão do processador: o sistema operacional está encarregado de gerenciar o subsídio do processador entre os diferentes programas, graças a um algoritmo de emissão. O tipo de ordenador é totalmente dependente do sistema operacional, em função do objetivo visado. Gestão da memória viva: o sistema operacional está encarregado de gerenciar o espaço da memória atribuída a cada aplicação e, se for caso disso, a cada utlizador. No caso de insuficiência de memória física, o sistema operacional pode criar uma zona memória no disco rígido, chamada "memória virtual". A memória virtual permite fazer funcionar aplicações que