Empreendedorismo no brasil
271 palavras
2 páginas
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país começou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o país ganhou estabilidade, plnejamento e respeito. A economia voltou a crescer. Só no ano 2000, surgiu um milhão de novos postos de trabalho. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações aumentaram. Juntas essas empresas empregam cerca de 40 milhões de trabalhadores.
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial em termos de participação de jovens empreendedores, sendo superado somente pelo Irã e pela Jamaica. O jovem empreendedor por oportunidade diferencia-se por possuir uma renda maior e uma escolaridade maior, sendo que 25% estão cursando ou já terminaram o nível superior. Eles têm ua alta concentração em atividades de serviços orientados aos consumidores e atividades de transformação, entretanto, iniciam seus negócios com atividades mais especializadas, em função de seu maior nível de qualificação e renda.
O jovem universitário, por exemplo, frente à escassez do trabalho formal, abre seu negócio em serviços especializados, tais como contabilidade, apoio jurídico, apoio de informática,