wallon
Wallon
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, capital da França em 1879. Formado em psicologia, medicina, e filosofia foi fundador de um laboratório de psicologia biológica da criança. Tornou-se professor da universidade de Sorbonne e vice presidente do grupo Frances de Educação Nova – instituição que foi muito importante para revolucionar o sistema de ensino da França. Anos depois lançou a revista Enface que serviu de plataforma para novas idéias no mundo da educação. Foi um dos primeiros a condenar a reprovação nas escolas por acreditar que a reprovação é um sinônimo de expulsar, negar, excluir a criança sendo assim um atraso no ensino.
Para Wallon a criança é essencialmente emocional e gradualmente sócio-cognitivo, em sua teoria as crianças se comunicam mesmo antes da linguagem falada , através de ação e interpretação, construindo seu próprio meio de comunicação. Wallon assim como Piaget propõe estágios de desenvolvimento, porem Wallon não é adepto da idéia que a criança cresce de maneira linear.
Já que para ele o desenvolvimento humano tem momentos de crise, nem crianças, nem adultos se desenvolvem sem crises, sem conflitos internos e externos. Os estágios do desenvolvimento da criança segundo Wallon são:
Estagio impulso emocional que vai do nascimento ate o primeiro ano de vida, onde as emoções são o principal instrumento de interação.
Estagio sensório-motor e projetivo que vai de três meses de idade ate o terceiro ano de vida que é uma inteligência pratica, obtida pela interação com objetos.
Estagio do personalismo onde a criança começa a desenvolver a personalidade individual e a auto consciência conseqüência do caráter auto afirmativo e a crise negativa.
Estagio categorial, neste estagio a criança começa a desenvolver a memória e a atenção voluntarias, é neste estagio que se forma as categorias mentais, que abarcam vários conceitos abstratos e concretos .
Estagio da adolescência, a criança sofre transformações físicas e