Váriaveis da Resiliência
A resiliência familiar é quando os componentes da família juntos superam pressões e adversidades ou ajudam um individuo. Problemas familiares causam impactos psicológicos maiores devido a influência que os parentes possuem no indivíduo em questão, por possuírem uma relação íntima e de longo prazo. Segundo Walsh (1996):
O foco da resiliência em família deve procurar identificar e implementar os processos-chave que possibilitam que famílias não só lidem mais eficientemente com situações de crise ou estresse permanente, mas saiam delas fortalecidas, não importando se a fonte do estresse é interna ou externa à família. Desta forma, a unidade funcional da família estará fortalecida e possibilitada a resiliência em todos os membros” (WALSH, 1996, p. 263).
Na resiliência pessoal, os indivíduos vencem adversidades que podem afetar a rotina desta pessoa. Estas adversidades são problemas que podem acontecer no cotidiano, como doenças, acidentes, rompimento de relações e estresse acumulado, que provocam um abalo psicológico elevado. Na resiliência profissional, os colaboradores de determinada sociedade empresarial trabalham em equipe buscando eliminar dificuldades no ambiente organizacional, visando o crescimento profissional próprio, e da empresa. A resiliência profissional é provocada pelo desejo de evoluir simultaneamente com a corporação que os indivíduos estão inseridos. Sendo assim, este profissional têm diversas aptidões, estar sempre antenado no mercado em relação a novidades é uma delas, outra estritamente ligada é que ele detecta os sinais de oportunidade no mercado, seja ela frente a mudanças ou a adversidades, buscando sempre o lado positivo da situação; cumpre suas metas e é capaz de promover mudanças estratégicas; e por fim, entende o seu valor para a entidade na qual presta serviço (CARMELLO, 2008). Porém, para isso, é