Vulnerabilidade Social
A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre o papel do Estado para auxiliar famílias em condições de vulnerabilidade social a terem recursos básicos que garantam à elas condições dignas de vida. Estes recursos são água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania.
O Programa de Saúde da Família tem sido uma estratégia do Estado, sendo uma reestruturação da atenção básica, reorganização as práticas de atenção à saúde em“novas” bases, incorporando e consolidando os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, levando saúde para mais perto da família, com ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas , de forma integral e contínua.
No Programa Saúde da Família é possível identificar ambivalências, diferenças, contradições, insuficiências, na forma de efetuar a abordagem da família. Na maioria das vezes, a família é abordada de forma parcelizada ou identificada através de representantes e substitutivos, ou ainda, como referência genérica no âmbito das políticas sociais e/ou é tomada como problema e transformada em objeto terapêutico.
A Odontologia foi inserida no PSF pela s Portarias Ministeriais 1.444, de 28/12/2000, e 267 , de 29/09/2001, com o intuito de buscar a construção de novos processos de trabalho voltados para a família, considerando-a uma instituição perene nas relações estabelecidas pela humanidade , em que ocorrem relações pessoais e se transmitem valores éticos , religiosos e culturais.
Este trabalho teve por objetivo apresentar uma estratégia de organizar a atenção em saúde bucal no Programa de Saúde da Família através da abordagem da família sob aspectos de vulnerabilidade social
2 PROPOSIÇÃO
O presente trabalho se propôs a apresentar uma estratégia de organização da atenção em saúde bucal no Programa de Saúde da Família através da abordagem da família sob aspectos de vulnerabilidade social.