Vulcanismo
Vulcanismo é o nome que se dá aos processos e eventos do geodinamismo interno do planeta Terra, pelo qual há a ascensão de material magmático expelido do interior até a superfície por meio de uma abertura chamada de vulcão.
Entende-se por vulcão uma abertura na superfície da crosta terrestre, um respiradouro, por meio do qual se dá a expulsão ou erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Magma, ou material magmático é a substância natural constituída por diferentes proporções de líquidos, cristais e gases, cuja natureza depende de suas propriedades químicas, físicas e do ambiente geológico envolvido. O magma se apresenta em duas formas básicas, o primário e o parental. É classificado como magma primário o líquido inicial obtido imediatamente à fusão da fonte; magma parental é o líquido primário já modificado por mecanismos de diferenciação.
O termo vulcanismo tem origem latina, e é uma alusão a Vulcano, o deus do fogo, a partir de uma associação lógica entre a figura mitológica e o vulcão, estrutura que assume geralmente uma forma cônica devido a sucessivas emissões de materiais magmáticos.
Historicamente, o processo do vulcanismo era atribuído a diferentes causas; Platão (427-347 a.C) suspeitava da existência de uma corrente de fogo no interior da terra, e Posidônio (século II a.C.) acreditava que o ar comprimido em cavernas subterrâneas causava o fenômeno.
Há três tipos de atividade vulcânica, variando de acordo com o tipo de magma, sua temperatura ou composição química:
Explosiva: atividade associada à lava viscosa, originária do magma ácido, rico em sílica e gases. Por ser viscosa, tal lava se solidifica na cratera, assumindo duas formas possíveis, uma conhecida pelo nome de agulha, que é a acumulação de formas alongadas e pontiagudas no interior da chaminé, ou ainda o formato de domo ou cúpula, que consiste na acumulação de lava consolidada na cratera em forma arredondada.
Efusiva: fenômeno vulcânico que envolve lava muito fluida,