Vulcanismo
Magma, ou material magmático é a substância natural constituida por diferentes proporções de líquidos, cristais e gases, cuja naturexa depende de suas propriedades químicas, físicas e ambiente ecológico. O magma pode se fazer presente de duas formas: primário ou parental. No magma primário, o líquido inicial obtido imediatamente à fusão da fonte e o magma parental é o líquido primário já modificado por mecanismos de diferenciação.
O vulcão pode ser entendido como uma abertura na superfície da crosta terrestre, um tipo de respiradouro, por meio do qual se dá a expulsão ou erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
O termo vulcanismo tem origem latina, e é uma alusão a Vulcano, o deus do fogo, a partir de uma associação lógica entre a figura mitológica e o vulcão, estrutura que assume geralmente uma forma cônica devido a sucessivas emissões de materiais magmáticos. Esse processo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas.
Historicamente, o processo do vulcanismo era atribuído a diferentes causas; Platão (427-347 a.C) suspeitava da existência de uma corrente de fogo no interior da terra, e Poseidônio (século II a.C.) acreditava que o ar comprimido em cavernas subterrâneas causava o fenômeno.
Há três tipos de atividade vulcânica, variando de acordo com o tipo