VULCANISMO
Nuno Carvalho
Vulcanismo
O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra, à superfície da crusta terrestre incluindo a atmosfera.
O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia.
Um vulcão e constituído por:
i. Câmara magmática - local onde se encontra acumulado o magma, normalmente situado em regiões profundas das crustas continental e oceânica, atingindo, por vezes, a parte superior do manto.
ii. Chaminé vulcânica - canal, fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior das crustas, e por onde ascendem os materiais vulcânicos.
iii. Cratera - abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de um funil, localizada no topo da chaminé vulcânica.
iv. Cone vulcânico - elevação de forma cónica que se forma por acumulação dos materiais expelidos do interior das crustas (lavas, cinzas e fragmentos de rochas), durante a erupção vulcânica. Benefícios da actividade vulcânica
Embora alguns vulcões possam ser muito destrutivos, as suas vertentes são escolhidas por muitas pessoas para aí habitarem. Uma das razões desta escolha são os solos férteis originados pelos depósitos vulcânicos, excelentes como campos de cultivo.
Os solos vulcânicos são, de um modo geral muito férteis, tornando-se de grande importância para a agricultura.
Nalgumas partes do Mundo, materiais valiosos como o ouro, o ferro, o enxofre e os diamantes têm origem na actividade vulcânica, levando ao aparecimento de aglomerados populacionais nesses lugares.
As áreas vulcânicas oferecem paisagens espectaculares, atraindo excursões de visitantes aos géisers, fontes termais, fumarolas e às encostas dos vulcões, funcionando assim como pólos turísticos que desenvolvem a região.
Os vulcões, permitem conhecer a composição, a temperatura e outras características de zonas profundas inacessíveis à observação directa,