Conceito de tecnologia social em Jacobo Varela.
Cláudio José Cobianchi
Jacobo Varela, engenheiro uruguaio, em 1971 modificou o centro de seu interesse profissional da engenharia para as relações sociais. Publicou na época o livro: “Soluções Psicológicas para Problemas Sociais - introdução à tecnologia social” (editado no Brasil em 1975 pela editora Cultrix). Esse livro contém o pensamento do autor sobre a necessidade de se utilizar o conhecimento científico acumulado pelas ciências sociais através de uma tecnologia própria, ou seja, a “tecnologia social”. Varela, procurou apresentar exemplos de como se pode combinar os conhecimentos obtidos nas ciências sociais a fim de conseguir um resultado social prático. Em publicações posteriores, Varela (1975) procurou discutir a tecnologia social em seu aspecto conceitual, definindo-a da seguinte forma: “É a atividade que conduz ao planejamento de soluções de problemas sociais através de combinações de achados derivados de diferentes áreas das ciências sociais” (pag.160).
As pesquisas citadas por Rodrigues (2007) integram o que esse autor denomina de Psicologia Social Científica e fornecem subsídios para sua aplicação a problemas psicossociais concretos.
Quando obtemos um conhecimento específico para a solução de um determinado problema (por exemplo, utilizar um tipo de poder social para obter uma mudança de comportamento), estamos considerando uma aplicação simples.
Porém, segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (2000) se combinarmos os conhecimentos existentes (por exemplo, a teoria psicossocial da reatância psicológica e a teoria da dissonância cognitiva) para utilizá-los na resolução de um problema social estamos praticando o que Varela (1975) denominou de Tecnologia Social.
Referências Bibliográficas
Rodrigues,A. Aplicações da psicologia social.Petrópolis, Ed. Vozes,