Vulcanismo HP SEARCHER
Introdução 2
Vulcanismo 3
Formação dos vulcões 3
Impacto dos vulcões 3
Lavas 4
A importância do Vulcanismo 5
Processos de erupções vulcânicas 5
Tipos de actividade vulcânica 6
Formação de nuvens ardentes 7
Vulcão-escudo 8
Génese dos vulcões 9
Limites construtivos das placas tectónicas 9
Pontos quentes 9
Previsão de erupções 10
Sismicidade 10
Emissões gasosas 10
Deformação do terreno 11
Comportamento dos vulcões 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
Neste artigo da disciplina de geografia, irei falar de vulcanismo, processo que permite e provoca a ascensão de material magmático do interior da terra até a litosfera. Abordarei subtemas como a formação do vulcão, a sua importância, seus impactos, tipos de erupção vulcânica, do comportamento e processos da erupção. Salientar que este fenómeno natural quando inicia sua fase de actividade começa com a liberação de gás de enxofre altamente tóxico, seguido de explosões que lançam lavas. Lavas é uma matéria rochosa em estado de fusão resultante do magma empobrecido em gases.
Vulcanismo
Conceito:
É um processo que permite e provoca a ascensão de material magmático do interior da terra até a litosfera. Um vulcão é uma abertura da crusta terrestre, pela qual estravam, vindo de interior da terra, matérias fundidos- alva vulcânica, para além de cinzas, gases e fragmentos lapilli (laplilli em Italiano, significa “pedrinha”).
Vulcões
Os vulcões são responsáveis pela liberação de magma acima da superfície da crosta. Eles funcionam como válvulas de escape do magma (rocha em estado ígneo) e dos gases que existem nas camadas mais interiores da Terra. Tais materiais encontram-se sob altíssima pressão, assim como sob elevadas temperaturas.
Formação dos vulcões
Os vulcões resultam de uma fusão parcial, sob condições específicas, dos materiais das profundas camadas do interior do Planeta, fusão que produz o magma, expelido através de uma cratera ou fenda. As zonas onde ocorre esta fusão parcial