vsf amorzinho

341 palavras 2 páginas
Letra A - Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, ele começou a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Acontece que a elite mais conservadora de Atenas começou a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Por isso é que, em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando a cicuta, em 399 A.C.
A atitude de Sócrates frente à morte também significou uma atitude profundamente politica. Em nome dos princípios que defendia, não se deixou corromper, enfrentou as estruturas do poder politico, econômico e cultural, preferiu a morte do que silenciar e renunciar á atividade filosófica.

Letra B - Platão se juntou a seus dois irmãos mais velhos para se tornar um aluno de Sócrates. Sócrates forçou esses homens a adotar as ideias e crenças que ele criticamente estabelecera nas áreas de "Conhece a ti mesmo".
Platão não era um amigo dos Trinta Tiranos que estavam no poder durante esse tempo. Este grupo era uma oligarquia pró-espartana instalada em Atenas, e um dos seus dois principais membros eram um seguidor de Sócrates. Os Trinta severamente reduziram o número de direitos dos cidadãos atenienses. Apenas um grupo de 500 pessoas especialmente selecionadas podia participar de cerimônias legais, enquanto que cerca de 3000 tinham o direito de portar armas ou receber um julgamento com júri. Centenas de atenienses foram mortos por ordens de beber cicuta, e milhares mais foram exilados. Assim, Platão os alienou através do seu método de questionamento crítico e acabou sendo levado a julgamento por crimes capitais de impiedade religiosa e corrupção da juventude. Platão foi, portanto, condenado à morte, mas seus amigos vieram em seu auxílio e ofereceram a pagar uma multa ao invés da pena de

Relacionados

  • 319 P Ginas
    56938 palavras | 228 páginas
  • Lembra De Mim Sophie Kinsella
    110731 palavras | 443 páginas