Vox populi
Danylo Santos S.Vilaça.
Turma A
Documentário nada mais é do que um acontecimento real com a mistura de diversas opiniões sobre um mesmo tema, sem focar em uma ou duas histórias. Assim é constituída essa obra: Vox Populi: reconhecimento da sabedoria popular, de Renato Cirino. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cirino é Técnico Audiovisual na UFG, onde também cursa mestrado em Artes e Cultura Visual.
Trata-se de um documentário sem muitos efeitos cinematográficos, com excelentes entradas de componentes sonoros, e que afirmo ser de fácil compreensão. Visa explorar e demonstrar os conhecimentos da realidade de certo grupo que lida com saúde popular. Muitos dos que praticam e tem o hábito de utilização de métodos populares de saúde, tiveram em sua infância um incentivo de familiares e acreditam no que fazem. Mesmo sentindo-se desvalorizados, portanto, caracteriza-se pela prática cultural. Certamente, percebe-se uma comparação por parte dos entrevistados entre a maneira como eles entendem e enfrentam as doenças com o método utilizado pela medicina convencional (Alopatia).
A obra Vox Populi... atingiu minhas expectativas concretamente, além de envolver as pessoas que a compõem, faz com que haja um interesse insaciável pelos que a assistem, por se tratar de linguagem acessível e esclarecedora. Ainda que não seja um tema de muita assimilação por conta do preconceito, a considero como uma prática alternativa.
Ressalto, ainda, a importância desta obra para àqueles que buscam tornarem-se profissionais da saúde, além de ser indicada a acadêmicos desta mesma área. Dizem que ‘’informação nunca é demais’’, portanto, não só indicaria para profissionais e estudantes da saúde, como também à todos que interessam-se e demonstram interesses por cultura e diferentes formas de tratamento