Von Neumann
Tubarão
2010
A MÁQUINA DE VON NEUMANN
John Von Neumann foi um matemático húngaro de etnia judaica, naturalizado americano, nascido em 28 de Dezembro de 1903.
Contribuiu na teoria dos conjuntos, análise funcional, teoria ergódiga, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, análise numérica, hidrodinâmica das explosões, estatística e muitas outras as áreas da Matemática. De fato é considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX.
Neumann formalizou o projeto lógico de um computador. Ele propôs que as instruções, lidas na época por cartões perfurados, fossem gravadas na memória do computador; o que faria sua execução e leitura mais rápidas, uma vez que se davam eletronicamente. Sua idéia foi tão grandiosa e histórica que até os dias atuais nossos computadores têm com base a arquitetura proposta por Neumann.
Como sempre foi ligado as questões bélicas e um grande estudioso das questões matemáticas, Neumann encontrou na computação a solução para facilitar seu trabalho com os inúmeros cálculos que precisava resolver ao decorrer de seus estudos. Um exemplo disso é a bomba de hidrogênio onde, juntamente com Stanislaw Ulam, desenvolveu simulações em seu computador digital, usado para computações hidrodinâmicas. Durante esse período, contribuiu para o desenvolvimento do método de Monte Carlo, que permitia a aproximação de problemas complexos através de números aleatórios. Na verdade este processo deixava o ENIAC (a primeira máquina computacional existente) muito lento, e então Neumann trabalhou em um sistema de números pseudo-aleatórios que apresentavam alguns problemas, mas fáceis de detectar e corrigir. Logo após demonstrar seu interesse pelo ENIAC, Neumann recebeu e aceitou a proposta da “Moore School of Electrical Engineering” para o desenvolvimento de uma nova máquina, o EDIVAC, que foi um dos primeiros computadores eletrônicos binários. Durante o desenvolvimento do EDVAC, Neumann