Volume De Gua Doce No Planeta
Ciclo Hidrológico O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. processos principais de transferência:
- Evaporação
- Precipitação
- Escoamento
Regime dos rios Regime Pluvial, Niveal e Misto: Determinado pela origem das águas. Quando vazantes e enchentes são originadas por consequência principal das chuvas, o rio tem regime fluvial. Por outro lado, quando o nível de água varia pelo degelo de neve das montanhas, se classifica como niveal. O meio termo entre as duas opções consideradas acima resulta em sistema de alimentação mista.
A foz do rios: Delta e Estuário Foz é o local onde um rio deságua. O desaguamento pode ser feito no mar, num lago, numa lagoa ou num outro rio. A forma da foz pode ser classificada em dois tipos: estuário ou delta.
Basicamente, há dois tipos principais de foz de um rio, o estuário e a foz em delta. O primeiro é aquele em que o rio corre uniformemente em seu leito até o fim, enquanto o segundo é caracterizado pelo alargamento do leito, formando uma espécie de triângulo (daí o nome delta), tendo em seus lados as duas margens do rio e o limite com local onde ocorre a desembocadura.
A importância dos rios para a sociedade Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas