Voltmetro analógico
Atividades Práticas Supervisionadas – Voltímetro
Integrantes:
Sumário
Epígrafe 3
Introdução 4
Estágios iniciais de desenvolvimento 5
Objetivo 6
Materiais e Métodos 7
Galvanômetro 10
Resistor 12
Caixa de acrílico 15
Desenvolvimento e montagem 16
Aplicações 18
Bibliografia 21
Epígrafe
“Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”
Benjamin Franklin
Introdução
Neste trabalho será apresentada a proposta de um equipamento capaz de efetuar medidas de tensão, visando aplicar os conceitos vistos em sala de aula de forma prática e interativa.
O voltímetro é um instrumento que propõe a medição da diferença de potencial entre dois pontos. Eis a razão da necessidade de liga-lo sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se quer obter a tensão elétrica. Para evitar que haja interferências no circuito, a resistência interna do voltímetro deve ser a mais alta possível comparada à do circuito.
Existem variados tipos de voltímetros. Os mais utilizados são: voltímetros de bobina móvel, de ferro móvel, e os osciladores de raios catódicos. O voltímetro de bobina móvel é um galvanômetro de altíssima resistência interna.
Dependendo da qualidade do aparelho, o voltímetro pode medir tensões alternadas e/ou tensões contínuas. Se o objetivo é medir a tensão com uma corrente alternada (AC) é necessário adicionar ao circuito um retificador, porém nos voltímetros de ferro móvel é desnecessário, pois mede ambos (AC/DC).
Estágios iniciais de desenvolvimento
Um voltímetro é um aparelho elétrico que permite medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico (tensão elétrica). Estes aparelhos podem ser analógicos (apresentam ponteiros que se movem sobre escalas) ou digitais.
Após o estudo do funcionamento de um voltímetro, foi elaborado um protótipo atendendo os padrões exigidos pelo manual das Atividades