Entrevista Com Um Profissional de Farmácia Comercial
[Farmacêutica]: Claro, me acompanhem. [Equipe]: Bem, nós sabemos que a atividade de predominância em uma drogaria é a dispensação de medicamentos, você poderia dizer exatamente como ocorre essa atividade?
[Farmacêutica]: Primeiramente, mais lá pra frente vocês verão as portarias 344/98, e a RDC 20 de 2011. A 344/98 é a que rege é a que rege os medicamentos controlados, que são os de tarja preta, os de tarja vermelha que necessitam de retenção de receita. Esses medicamentos ficam trancados em armários. E a RDC de 20 que rege sobre os medicamentos antimicrobianos. A dispensação desses medicamentos somente o farmacêutico pode fazer. [Equipe]: são os de tarja preta e os de tarja vermelha com retenção de receita, certo?
[Farmacêutica]: Exato. Os antidepressivos, os antiparkinsonianos... Somente farmacêuticos podem dispensar, se ele não se encontrar na farmácia, os armários que contem esses medicamentos são mantidos trancados. Somente farmacêuticos tem acesso a essas chaves. [Equipe]: E quanto aos receituários e a retenção deles? O que acontece com as receitas que são retidas?
[Farmacêuticos]: Receituários... Existem quatro tipos de receituários. As receitas brancas tipo C, as receitas Azuis tipo B, as receitas Azuis tipo B-2 e as receitas Amarelas tipo A... As receitas retidas são guardadas por cinco anos,