Voltimetro
Física Geral e Experimental III - FIS003
Prof. Niels F. Lima
Práticas Bátsicas em Medidas Elétricas
CONSTRUÇÃO DE VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO USANDO UM GALVANÔMETRO Introdução
O galvanômetro é um aparelho que mede a corrente elétrica através de seu efeito magnético, e é o "coração" dos aparelhos analógicos de medida de corrente e de tensão que usamos em nosso laboratório. Nessa prática nós vamos ver como o galvanômetro pode ser associado a resistores de forma a ser usado como medidor de tensão (voltímetro) ou de corrente (amperímetro), na escala desejada, e vamos projetar, construir e testar um voltímetro e um amperímetro.
O galvanômetro indica o valor da corrente IG que o atravessa pela deflexão de uma agulha sobre uma escala (Figura 1). O valor máximo da corrente que um galvanômetro pode medir é chamado de corrente de fundo de escala (IFE) e corresponde à deflexão máxima da agulha sobre a escala (daí o nome). Correntes menores do que IFE são indicadas por posições intermediárias da agulha sobre a escala, entre a posição da agulha com corrente nula e a posição do fundo de escala, como frações de IFE. A corrente de fundo de escala está relacionada à sensibilidade do galvanômetro, que é a capacidade de distinguir pequenas correntes: em geral, quanto maior a corrente de fundo de escala, menor a sensibilidade.
O galvanômetro é essencialmente um medidor de corrente e pode ser usado diretamente para medir correntes que não ultrapassem a corrente máxima IFE (Figura 2a). Correntes maiores, além de não poderem ser indicadas pelo aparelho, podem danificá-lo e portanto não podem ser medidas diretamente. Correntes muito menores do que IFE também não podem ser medidas por um aparelho de sensibilidade finita. Figura 2a. Medida de corrente com galvanômetro
I = IG
Figura 2b. Medida de tensão com galvanômetro
U = UG = RGIG.
O galvanômetro também pode ser usado para medir tensão, se a sua resistência RG for conhecida (Figura 2b). Uma tensão