Voltaire e o ILuminismo Frances
O Iluminismo foi um movimento politico-cultural que aconteceu no século XVIII “o século das Luzes” entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, expressou as necessidades e anseios da sociedade burguesa, denunciava erros e vícios do Antigo Regime, abrindo caminho para diversos movimentos sociais.
O iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e na insatisfação, que eram constantes na Europa, nas duas últimas décadas do século XVIII. Na França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento dos grupos privilegiados e o rei. A burguesia, liderando camponeses e operários, se lançou contra a nobreza e o clero e assumiram a direção do movimento.
As lutas sociais, o desenvolvimento da burguesia e de seus negócios e a crença na racionalidade chegaram ao auge na propagação dos ideais iluministas, estes levados pela onda da Revolução Francesa. Puseram fim às práticas feudais existentes naquele país e estimularam a queda de regimes absolutistas-mercantilistas, em outras partes da Europa.
O iluminismo caracterizou-se pela valorização da ciência e da racionalidade como forma de eliminar a ignorancia dos seres humanos acerca da natureza e da vida em sociedade. defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Na política, defendiam os direitos do individuo e no combate as arbitrariedades dos governos absolutistas
Os principais filósofos iluministas franceses foram : Voltaire, Montesquie e Rousseau
Voltaire e o iluminismo
François Marie Arouet mais conhecido como Voltaire nasceu na cidade de Paris em 21 de novembro de 1694.
Crítico da religião e da monarquia, Voltaire foi um dos símbolos do movimento iluminista. Um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas,defendeu uma monarquia esclarecida, um governo baseado nas idéias dos filósofos.
Voltaire era um deista, como muitos