Voltaire, isaac newton.
Voltaire era o apelido de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778. Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.
Vida
Voltaire fazia parte de uma família nobre francesa;
Foi embaixador Francês na Holanda;
Preso na Bastilha por cinco meses: Por uma disputa com nobre francês;
Exilado da Inglaterra onde vivia por dois anos, por conta de seus ideais;
Voltou para França onde divulgou idéias filosóficas criadas na Inglaterra, influenciadas principalmente pelos cientistas Isaac Newton e John Locke;
Morreu no dia 30 de maio na França;
Pensamentos
Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação). • - Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo. Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político. • - Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia. • - Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas idéias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.
Obras
Candido - sua obra mais famosa, um conto filosófico onde atacou as opiniões otimistas de sua época, que consideravam o homem como uma criatura que havia alcançado a felicidade e a liberdade.
Voltaire, a quem podia faltar um sistema de idéias ou uma doutrina política, mas não faltava o senso de justiça, bateu-se contra vários abusos judiciais que ficaram famosos. Não exerceu, somente, uma espécie de soberania literária, mas reinou, também, sobre a opinião pública de maneira quase absoluta, sendo procurado por todos os que sofriam com a intolerância, o fanatismo e as injustiças sociais. Como filósofo, foi o porta-voz dos Iluministas. se estendeu até o povo, porém, foi mais admirado do que conhecido. Acima de tudo,