Volta de Jesus
JESUS: O SUMO SACERDOTE DAS NOSSAS CONFIÇÕES
Texto base: Hebreus 3.1; 4.14-16; 5.5-10; 7.21-28
MENSAGEM
Sacerdote é o sacrificador; é o que tem o poder de oferecer vítimas; é o que empresta os ouvidos para o povo e a boca para Deus; é o intercessor. O Sumo sacerdote é o principal dos sacerdotes judaicos. Na verdade, o sumo sacerdote é a principal líder espiritual de Israel; ele é o mais respeitado entre todos.
O sacerdócio de Jesus não era da linhagem levítica, ou da tribo de Levi. Seu sacerdócio é maior porque veio antes da nação se formar, antes de Jacó nascer, antes de seus filhos nascerem, antes de Moisés e Arão nascerem. Seu sacerdócio é segundo a ordem de Melquisedeque, rei de paz e de justiça. Foi o sumo sacerdote de Salém (antiga Jerusalém); chamado de sacerdote do Deus altíssimo; foi aquele que abençoou a Abraão, após este ter lhe dado o dízimo (Gênesis 14.18-20; Salmo 110.4). O sacerdócio de Jesus é maior também, porque o sumo sacerdote e os sacerdotes levítico, quando ofereciam sacrifícios de perdão pelo povo, tinham que oferecer para si primeiro; mas Jesus, o sumo sacerdote, não precisava oferecer sacrifícios pelos seus pecados, pois Ele nunca pecou! Não havia pecados nenhum em sua vida! Como Santo, Puro e Justo que Jesus é; sua autoridade sacerdotal foi e sempre será maior do que qualquer sacerdócio em Israel! O autor aos Hebreus estava afirmando que, se Deus para ouvir o clamor, a intercessão de um sacerdote ou sumo sacerdote, pecadores que precisava dos sacrifícios dos animais para receber remissão dos pecados, incomparavelmente Jesus, o impecável Sumo sacerdote!
APLICAÇÃO
A pergunta é: Jesus é confiável? Jesus se preocupa com você? O que Jesus passou a fazer quando foi para o seu Reino, nos céus? Então saiba: como Sumo sacerdote, Jesus vive para interceder por sua vida! O seu Deus não fica apenas nos céus lhe observando, Ele se preocupa sim com sua vida; se preocupa tanto que é e continua sendo