VOLEIBOL
Júlia Maia de Paula
Láysa da Cunha dos Santos
Moisés Henrike Pestana Lima
VOLEIBOL
Serra
2014
Júlia Maia de Paula
Láysa da Cunha dos Santos
Moisés Henrike Pestana Lima
VOLEIBOL
Serra 2014
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 REGRAS
A quadra deve ser retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros e uma rede no meio para manter as equipes separadas. Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Portanto, ficam dois times de seis jogadores.
O jogo começa com um dos times que devem sacar. O saque deve ser realizado até 8 segundos após o apito de autorização do árbitro.
O jogo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas).
O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitido dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques se excedido o número de toques, a equipe comete uma falta e o ponto vai para a equipe adversária. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio. Quando dois jogadores da mesma equipe tocam na bola ao mesmo tempo, é considerado dois toques.
A bola é considerada fora quando toca o piso em área totalmente fora das linhas que demarcam a quadra. Se tocar o teto do ginásio ou qualquer objeto na quadra ou então uma pessoa que não faça parte do jogo, a bola também é considerada fora mas, pode ser recuperada além da zona livre da quadra adversária.
Pode encostar-se à rede se isso interfirir no andamento do jogo, exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time.
1.2