Voleibol
Identificação do jogo
As regras mais importantes
Gestos técnicos:
Posição fundamental;
Deslocamentos;
Passe alto de frente (a duas mãos por cima);
Manchete;
Serviço por baixo;
Serviço por cima (tipo ténis).
Bibliografia
O nascimento do voleibol remonta à Antiguidade Clássica, quando se jogava o follis – um jogo com uma bola de bexiga animal. Os jogadores eram dispostos em círculo e passavam a bola, tentando não a deixar cair no solo. Na Idade Média, surgiu o faustball, considerado por muito o jogo que deu origem ao voleibol. No final do século XIX, um professor de Educação Física da Universidade de Massachusetts, chamado William G. Morgan, criou um jogo denominado mintonette. Este jogo, precursor do voleibol, jogava-se inicialmente com uma câmara-de-ar de uma bola de basquetebol. Em 1896, durante a primeira exibição pública deste jogo, o professor A. Halstread sugeriu a mudança de nome para volley-ball. Em Portugal, o voleibol foi introduzido pelas tropas norte-americanas que estacionaram nos Açores durante Primeira Guerra Mundial.
O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efectivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um destes desempenhar a função de líbero.
O jogo realiza-se num campo rectangular dividido por uma rede a uma altura variável conforme o sexo e categoria.
O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para o campo do adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento específico.
Não há tempo de jogo definido; este termina quando uma equipa ganha, ao conseguir vencer três sets. Ganha um set a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em sets a 2-2, o quinto parcial é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessária a diferença de dois pontos. Em ambos os casos, não