voleibol
O voleibol é um esporte constituído de fundamentos e dinâmicas bem diferentes das atividades físicas naturais.
É jogado em uma quadra de 18x9m, dividido ao meio por uma rede, o que impede o contato direto do jogador com o seu adversário. Ficam 6 jogadores de cada lado da quadra, o objetivo do jogo é passar a bola para o campo adversário, cuidando para que ela não caia no solo de sua própria quadra.
Seus fundamentos são habilidades motoras especificas, pois são atividades musculares, tendo cada um, mecânica de movimentos e objetivos bem definidos.
Na prática escolar, o objetivo da aprendizagem deste esporte é fazer com que os alunos aprendam as habilidades motoras que o compõe, de maneira que consigam aplicá-las na dinâmica de jogo.
Para a prática do jogo do voleibol, é importante que o indivíduo conheça cada um dos fundamentos em suas formas mais simples de utilização. O vôlei como todo esporte é baseado em gestos específicos, também chamados fundamentos, entre os principais estão: toque de bola por cima, manchete, saque por cima e por baixo, cortada, bloqueio, defesa e rolamentos.
TÉCNICAS DO VOLEIBOL
Sistema ofensivo (Toque e Manchete)
Toque de bola por cima
O Toque é utilizado para dar um passe, assim como na passagem de bola para o levantador. É realizado na altura da cabeça ou acima dela, no qual as mãos se flexionam para trás, deixando que a bola se encaixe nos dedos e seja enviada de imediato para o local desejado.
É o fundamento mais característico do jogo de vôlei e é responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. E com a liberação dos dois toques no recebimento da bola quem vem do campo adversário, os jogadores ficam mais a vontade para receber em toque os saques mais altos ou menos violentos.
O toque envolve as seguintes capacidades físicas: agilidade, coordenação dinâmica geral, velocidade de reação, coordenação visomotora, flexibilidades de punhos