Voleibol
Neste trabalho irei falar sobre o voleibol em geral, dar a conhecer um pouco da sua história, explicar no que consiste este desporto, como é o campo, a rede e a bola, ou seja, o espaço e o material usado, como se compõe a arbitragem, a formação da equipa, quais os gestos técnicos envolventes e quais as regras deste desporto. Tudo o que permita ficar a conhecer melhor esta modalidade.
O jogo do voleibol foi introduzido por William G. Morgan, em 1896, na cidade norte-americana de Springfield, no Massachusetts. Desde então, e com a sua crescente evolução, tornou-se um dos desportos colectivos com competições oficiais a serem disputadas em inúmeros países.
O voleibol faz parte de um grupo de modalidades colectivas designadas de não invasão, apresentando características próprias resultantes da sua especialidade. Assim, comparativamente a outros jogos desportivos colectivos, esta modalidade apresenta um carácter exigente ao nível do domínio técnico e táctico, o que não significa que seja um jogo mais difícil ou completo do que os outros desportos, mas que possui características que condicionam a aprendizagem, o que lhe dá o seu cariz de espectacularidade.
É um jogo disputado por duas equipas de 6 elementos num campo rectangular dividido ao meio por uma rede de um metro de altura. A regra técnica fundamental é: