Volalitilidade no mercado de ativos
834 palavras
4 páginas
1. Volatilidade 22. Tipos de Volatilidade 3
2.1 Volatidade Histórica 3
2.2 Volatilidade Futura 3
2.3 Volatilidade Prevista 3 2.4 Volatilidade Implicita......................................................................................................3
3. Volatilidade Histórica 4
3.1 Cálculo da Volatilidade Histórica 4
3.2 Exemplo da Volatilidade Histórica 4
4. Conclusão 6
1. Volatilidade
A volatilidade é uma variável que mostra a intensidade e a freqüência das oscilações nos cotações de um ativo financeiro, o qual pode ser ação, título, fundo de investimento ou ainda, de índices das bolsas de valores considerado um determinado período de tempo. Esta variável (a volatilidade) é um dos parâmetros mais frequentemente utilizados como forma de mensurar o risco de um ativo.
A volatilidade é uma das mais importantes ferramentas para quem atua no mercado de opções, pois neste mercado estamos interessados na direção do mesmo e também na velocidade que ele vai se movimentar. Em certo sentido a volatilidade é uma medida da velocidade do mercado, mercados que se movem lentamente são mercados de baixa volatilidade e os que se movem rapidamente são mercados de alta volatilidade.
A volatilidade pode ser considerada uma medida de incerteza em relação a um determinado ativo. Os participantes do mercado, além de utilizar a volatilidade de um ativo como medidas de risco do mesmo empregam esse parâmetro para o cálculo e precificação de derivativos como opções.
2. Tipos de Volatilidade
Existem vários tipos de volatilidade:
* Histórica * Futura * Prevista ou projetada * Implícita
2.1 Volatilidade Histórica
É uma medida dos movimentos de preços de uma ação que ocorreram durante um período de tempo no passado. Especificamente, volatilidade de preços de ações é o desvio anualizado das variações diárias de preços.
3.2 Volatilidade Futura
Descreve a futura distribuição de preços da mercadoria. Tem apenas interesse teórico no desenvolvimento de