Voip
1 – CONCEITOS DE VOIP.
Durante esta etapa do projeto vimos de forma conceitual que Voip é um termo usado para a transmissão de voz sobre o protocolo IP onde se encapsula voz em pacotes de dados. Esta tecnologia tem grandes vantagens como: Os baixos custos nas ligações e isenção de taxas e impostos, não necessita de operadoras tradicionais, não é necessário contrato, planos de fidelidade para obter tarifas promocionais, sendo necessário apenas o acesso a internet, porém não substitui a tecnologia convencional por motivos governamentais. Em relação ao tráfego o ideal é ter menos de 1% de atraso, sendo que 2% ainda é aceitável mais que isso o pacote é descartado. A comunicação entre terminais IP é dividida em: - Trafego de controle de sessões (SIP ou H.323 ou SCCP) - Trafego de voz (RTP: Que faz com que o Voip funcione) Os principais protocolos abordados foram: * H.323 – Sistema multimídia baseado em pacotes é mais antigo e complexo. * SIP – É mais moderno, menos complexo e está substituindo o H323. *RTP – Mecanismo fim a fim em tempo real, com áudio e vídeo. *RTCP – Protocolo de controle que monitora a entrega dos dados (fluxo).
1.1 Comparativo
Telefonia Tradicional: Trafega em circuito digital, a banda é alocada para a comunicação; O sinal vindo do servidor é digital e chega ao cliente convertido para analógico. Telefonia IP: Transforma a voz em pacotes de dados para serem enviados, pode ser comprimida a 5,3 Kbps, resultando em uma economia de banda.
2 – ARQUITETURA VOIP.
Durante esta etapa do projeto vimos de forma conceitual que o principal protocolo padrão é o H323 que será objeto de estudo durante o projeto, esse é também um documento que estabelece os protocolos como o H245- para controle de canais de mídia, o H246-para interoperabilidade do RTPC, entre outros. O H323 é um protocolo independente da rede estabelecida na qual tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia que