Tec. informação
Curso de licenciatura Plena em Ciência da Computação
Estudo da Resistência dos docentes de escolas públicas de Mirassol d´Oeste ao uso de Novas Tecnologias.
Joao
Cáceres/MT Outubro, de 2004.
I. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos tem sido apregoada aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer à inclusão digital para indivíduos que não têm acesso `as Novas Tecnologias de Informação .Três pilares se tornam fundamental para que aconteça a inclusão digital: Novas tecnologias de Informação, renda e educação.
Embora não esteja bem difundida no Brasil, os primeiros projetos de inclusão digital aconteceu no ano de 1980 uma pesquisa denominada , Mapa de Exclusão Digital realizada pela Fundação Getúlio Vargas que aproximadamente 90% da população encontram-se excluídos do desfruto das tecnologias da era digital, já que apenas 12% da população têm computador nas suas residências.
É necessário uma mudança nos currículos das escolas do ensino fundamental e médio, terem como capacitar os professores sobre as novas tecnologias e seu papel na vida contemporânea.
A resistência que muitos professores têm em relação ao uso pedagógico dos recursos computacionais, ocorre devido ao medo que tem de manipulá-los em suas atividades cotidianas de sala de aula, ocorrendo assim a sua exclusão do mundo da informação.
II. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Analisar e compreender a resistência dos docentes ao uso das novas tecnologias.
2.2 Objetivos Específicos
Mostrar como está acontecendo a inclusão digital, através de um questionário que será realizada com alguns professores de algumas escolas de Mirassol D’ Oeste, MT.
Obter dados sobre o funcionamento dos laboratórios de informática públicos da cidade;
Compreender como está ocorrendo à inclusão digital na Escola Estadual de I grau “12 de Outubro”;
Verificar se realmente ocorre à resistência as novas tecnologias por parte desse professores.
III. Justificativa: Teórica e prática
Sabendo que as