Vocês coam um mosquito
Mt 11.2-6
"Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo"
Os ensinamentos mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade
O sentido da existência da igreja de Jesus Cristo, sua razão de ser, sua missão, é SERVIR aos que estão com fome, sede, migrantes, sem roupa, doentes, presos...
Não podemos esquecer jamais do Grande Julgamento: Mateus 25.31-46: Jesus diz: “Eu estava com fome e vocês me deram de comer... eu estava com sede e vocês me deram de beber... eu era migrante e vocês me acolheram... eu estava sem roupas e vocês me vestiram... eu estava doente e vocês cuidaram de mim... eu estava preso e vocês foram me visitar...” (Mateus 25.31-46)
"Tiago, Pedro e João, considerados como colunas, reconheceram a graça que me fora concedida, estenderam a mão a mim... em sinal de comunhão... Eles pediram apenas que não esqueçamos dos pobres, e isso eu tenho procurado fazer com muito cuidado” (Gálatas 2.9-10)
Mas, muitas vezes, ainda "esquecemos dos pobres", pensamos só em nós, nos engalfinhamos em nossas picuínhas, perdemos o foco. Jesus condenou isso radicalmente: "Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo" - "Ai de vocês... que pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo." (Mateus 23.23-24)
Em Mt 11.2-6 Jesus fala das marcas, dos sinais que comprovam a vinda do Messias, do Reino de Deus : “Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e ao pobres é anunciada a Boa Notícia. E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
- A missão da Igreja é SERVIR: - Igreja que serve, serve... igreja é a única instituição que não vive para si mesma, mas, para servir os outros.
- D. Bonhoeffer
O P. Harald Malschitzky NOVO OLHAR -