Você é igual a seus projetos
Você = seus projetos. Eis a equação que vale ouro para a sua carreira. Hoje é fundamental que você crie, defenda e implante projetos que sejam capazes de transformá-los numa estrela.
Aprendi sobre o futuro do trabalho vivendo de projetos. Projetos do tipo que se faz rotineiramente em uma empresa prestadora de serviços. Há mais tempo do que me permito lembrar, apresentei-me na sede da Mckinsey & Co., em São Francisco, para o meu primeiro dia de trabalho como consultor profissional. Comecei a trabalhar às 9 horas da manhã e, no mesmo dia, às 3 da tarde, estava em um avião indo para Clinton, no estado de Iowa. Missão: trabalhar em um projeto numa usina petroquímica que envolvia um investimento de 150 milhões de dólares. Na ocasião, eu não era capaz nem mesmo de soletrar a palavra “petroquímica”, ainda que me ajudassem. Mas essa era a rotina de quem trabalhava com “projetos”.
Avance 25 anos no tempo.Todo o trabalho desenvolvido hoje em dia por executivos é considerado um projeto. O único fato interessante que influencia a todos nós é que o trabalho está sendo reinventado. A revolução do trabalho que transformou a vida dos operários nos anos 70 e 80 está finalmente chegando aos escritórios e cubículos dos executivos. Para o operário, a força propulsora das mudanças foi a automação das fábricas, que passaram a usar como ferramenta as máquinas programáveis. Para quem trabalha em escritório, essa força tem sido a tecnologia dos computadores: sistemas de planejamento de recursos organizacionais, groupware, intranets, extranets, sistemas especialistas, a Web e o comércio eletrônico.
Após décadas de descaso indiscriminado, as empresas estão finalmente enfrentando o problema da baixa produtividade de seus funcionários – e compreendendo que precisam reorganizar o trabalho de maneira completamente nova. Os velhos métodos de trabalho são lentos demais e complicados demais. É difícil controlá-los. É difícil mensurar seu valor. Paralelamente, os próprios