Você tem cultura
Disciplina: Antropologia Cultural I
Professor: Patrícia Navarro
Aluno(a): Joanna Rêgo
Turma: 2014.2 Agronomia
Resenha
Você tem cultura? Roberto da Matta
Cultura é um termo muito utilizado no cotidiano das pessoas, que usam esse termo na maioria das vezes de forma ‘‘vulgar’’ para classificar, comparar e até mesmo excluir determinados grupos por conta de preferências que se diferem dos demais. Cultura não deve ser entendida como um termo comum para designar padrões sociais, mas sim como uma forma de se entender o que acontece com a sociedade ao nosso redor.
Cultura pode ser entendida como a identidade de um grupo, algo comum dentro daquele setor que pode ser passado para futuras gerações, sendo que para outros grupos essa particularidade pode não trazer nenhum significado, não deixando de ser cultura, logo não podemos associar cultura com o que achamos ou conhecemos e acreditamos que seja. Por se tratar de uma ‘‘identidade’’, deve-se respeitar as diferentes culturas existentes na sociedade.
Outra forma que usa-se o termo cultura, é em relação a educação individual e sofisticação, dizer que um tem cultura e o outro não, é uma forma de exclusão, sendo que cultura não deve ser uma medida ou peso em relação a quantidade de livros que o próprio leu, conhecimento artístico, grau de instrução dentre outros fatores. Uma das ideias defendidas pelo autor é a de que ‘‘ cultura não traz discernimento. ’’ Para a Antropologia Social e Sociologia, cultura é uma base por onde um grupo pensa se relaciona troca informações, se modifica e altera formas do mundo em geral.
O conceito de cultura é muito amplo e variante, mas pode-se chegar a uma conclusão de que a cultura possibilita uma compreensão das diferenças entre nós e os outros, o que gera a possibilidade de unir as pessoas fazendo que haja o respeito e valorização do próximo dentro de parâmetros considerados indiferentes por determinados grupos.