Voce
Dislipidemias em adultos.
introdução
As dislipidemias são- alterações no metabolismo das lipoproteínas circulantes - são citadas como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronariana.
As alterações no metabolismo das lipoproteínas circulantes são decorrentes da genética do individuo, do habito alimentar, do estilo de vida, de morbidades adquiridas como: diabetes mellitus, hipotireoidismo, obesidade e o uso de medicamentos, como diuréticos, betabloqueadores, corticoides, anabolizantes A aterosclerose se desenvolve na intima das artérias de médio e grande calibre, e é considerada uma patologia imune-inflamatória, uma vez que há o envolvimento de células
Imunocompetentes.
São vários os fatores que podem desencadear o processo aterogênico, entre eles: as dislipidemias, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitos, sedentarismo, obesidade e historia de doença aterosclerótica prematura.
As enfermidades provindas da aterosclerose - infarto do miocárdio, angina de peito, acidente vascular cerebral isquêmico - são as principais causa de morbidade e mortalidade em adultos nos países desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento.
Estudos mostram que ha uma relação direta no surgimento de DAC doença arterial coronariana com elevados níveis de LDL-c, uma vez que estas partículas participam do desenvolvimento das placas aterosclesrótica.
No Brasil, ha vários estudos sobre a prevalência das dislipidemias em populações distintas, alguns envolvendo populações maiores, compreendendo cidades inteiras, outros envolvendo grupos mais restritos, limitados a instituições, escolas, pacientes de risco, laboratórios de analises clínicas.
O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar o perfil lipídico e determinar a prevalência de dislipidemias em indivíduos adultos que realizaram seus exames no laboratório de analises