Voando sobre um ninho de cucos
No âmbito da disciplina de Psicologia foi-me proposto a realização de um trabalho após a visualização do filme “Voando sobre um ninho de cucos”.
Descobri que a maioria dos indivíduos não sabem as diferenças entre psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas, mas existem muitas.
O psicólogo clínico é o profissional habilitado com o grau de especialista que desenvolve funções científicas e técnicas de avaliação, psicodiagnóstico e tratamento no campo da saúde. Entre as que se centram na prática clínica estão: o estudo psicológico de indivíduos e elaboração de psicodiagnóstico (recolha de informações sobre o funcionamento cognitivo e estado emocional dos indivíduos); o aconselhamento psicológico individual, conjugal, familiar ou de grupo e a intervenção psicológica e psicoterapia.
O método utilizado pelo psicólogo clinico é fundamentalmente a entrevista clinica e se for necessário recorrer a vários testes. Em relação a entrevista o profissional analisa não só o que a pessoa conta, mas a forma como fala, como se comporta, como relata as suas experiências, procurando o seu significado e o seu sentido.
O psicólogo clinico procura encarar a pessoa na sua totalidade, na situação concreta que está a viver, portadora de uma história de vida única e exclusiva na sua singularidade. Como sabemos cada ser humano é único, distinto de todos os outros, logo a abordagem é distinta e exclusiva para cada um.
Os Psicanalistas podem ser Psicólogos ou Médicos com formação em Psicanálise na Sociedade de Psicanálise. Possuem essencialmente a função analítica e o objetivo é a reestruturação/organização da personalidade através do aclaramento progressivo da dinâmica psicológica inconsciente.
Os Psiquiatras são médicos com especialização em Psiquiatria. Estes profissionais de saúde são responsáveis pelo tratamento farmacológico dos sintomas e, apesar de considerarem a complexidade e dinâmica da pessoa, focalizam-se principalmente sobre os