Saúde Mental
A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida.
Resumo
Noções de psicofarmacologia
Psicofarmacologia é uma ciência que estuda os comportamentos individuais sob a ação de substâncias psicoativas. Segundo a OMS drogas psicoativas são aquelas que afetam a nossa mente, alterando humor, comportamento, cognição, psicomotricidade e personalidade. Na perspectiva médica, droga é a substância capaz de alterar um organismo e que quando utilizada em homens ou animais ajuda no tratamento de doenças assim como em seu diagnóstico e profilaxia. A droga também pode ser definida como substância alucinógena ou estimulante causando sensações agradáveis ou de desconforto do usuário.
Os remédios psicoativos são fabricados tanto por fontes naturais quanto artificiais. Eles interagem diretamente com o Sistema Nervoso Central (SNC) modificando as funções fisiológicas e psicológicas. Entre essas drogas psicoativas, existe um grupo denominado Psicotrópicos que induzem a dependência. As diferenciações entre medicamentos psicoativos e psicotrópicos, no Brasil, eram feitas através da Portaria DIMED 27/86 para os psicoativos entre eles, antidepressivas e neurolépticos e da Portaria DIMED 28/86 para os psicotrópicos O tratamento com drogas é fundamental e importantíssimo para a terapia moderna dos distúrbios psicológicos e psiquiátricos. O número de distúrbios que necessitam de tratamento psicofarmacológico é cada vez