vjhhui
3258 palavras
14 páginas
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.Primeiro – Destacar o processo evolutivo - Com o processo evolutivo o ser humano passou por um processo que a aos poucos foi o diferenciando dos demais primatas. Essas transformações implicaram o abandono do que chamamos de estado de natureza, no qual o homem integrava-se ao ambiente natural e agia guiado por seus instintos e pelo conhecimento herdado geneticamente dos antepassados. Esse conhecimento e as formas de comportamento instintivo que o faziam reagir de modo padronizado aos estímulos exteriores foram substituídos por novas ações e atitudes que caracterizam o estado de cultura. Comportamentos estabelecidos por convenção foram sendo organizados pelos grupos humanos a partir do momento em que as condições em que se viam obrigados a viver e a interagir exigiam respostas diferentes daquelas geneticamente condicionadas. “A cultura foi o ingrediente essencial e orientador na produção desse animal: o homem” (GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. p. 59).
Uma mudança cultural importante diz respeito aos hábitos alimentares. O ser humano, acostumado a uma dieta basicamente vegetariana, assim como outros primatas superiores, teve de se adaptar a uma alimentação carnívora nos períodos em que os vegetais estavam escassos, e pequenos animais, com os quais ele dividia as savanas, encontravam-se disponíveis. (p. 185)
Adotar uma alimentação carnívora e desenvolver formas de caça coletiva e colaborativa exigiam a renúncia de uma série de atitudes instintivas que diziam respeito tanto à dieta quanto ao convívio e à sociabilidade. Essa mudança não se faria sem que se passasse a perceber o mundo sob outra perspectiva e se