Viver
---Primeiramente, é necessário compreender que o Brasil é uma nação em pleno desenvolvimento e, como tal, seus meios de comunicação. Sendo assim, é natural que as pessoas queiram estar sempre informadas e atualizadas. Em função disso, muitas pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas em sites de notícias, redes sociais, sites de compras, entre outros. Tais hábitos, porém, trazem consigo uma série de problemas ligados, principalmente, às redes sociais, onde muitos usuários publicam em seus perfis fotos, vídeos, mensagens e até mesmo o próprio telefone. Isso representa um risco enorme, pois tais dados podem ser usados como objetos de chantagem , ou então para a prática falsidade ideológica, brincadeiras de mau gosto, ou coisa pior.
--- Outro fator ligado à internet e seus limites entre o público e o privado, está relacionado diretamente a sites de compras. Onde, por exigência do site, o usuário disponibiliza informações sigilosas, tais como número de CPF, identidade, telefone, entre outros. Isso vem gerando uma crescente onda de crimes cibernéticos, pois muitos usuários acabam tendo suas informações e conteúdos copiados e utilizados por terceiros.
--- Por conseguinte, é necessário que haja uma conscientização social comum a fim de aumentar a proteção dos usuários na internet. Diante disso, os próprios fóruns da internet poderiam, exercendo a cidadania e respeitando os direitos humanos, desenvolver guias de utilização indicando os cuidados que devem ser tomados ao acessar os mais diversos sites. Sendo assim, o próprio usuário, utilizando o bom senso e exercendo