Viver de um modo certo
9 Qual é a situação hoje? Com relação ao “atual iníquo sistema” mundial, mantemos a mesma posição dos primeiros cristãos. (Gál. 1:4) Por causa disso, somos mal compreendidos por muitos e até mesmo odiados por alguns. Mas certamente não somos “odiadores da raça humana”. Por amor ao próximo, vamos de casa em casa, fazendo todo o possível para levar a cada morador as “boas novas do reino” de Deus. (Mat. 22:39; 24:14) Fazemos isso por convicção de que o governo do Reino de Jeová, administrado por Cristo, em breve acabará com o imperfeito domínio humano, substituindo-o por um novo sistema mundial justo. — Dan. 2:44; 2 Ped. 3:13.
10 Considerando o iminente fim do atual sistema mundial, como servos de Jeová nos damos conta de que agora não é tempo para nos acomodar neste mundo prestes a perecer. Acatamos as palavras do apóstolo Paulo: “Digo o seguinte, irmãos: o tempo que resta é reduzido. Doravante, os que . . . compram [sejam] como os que não possuem, e os que fazem uso do mundo, como os que não o usam plenamente; porque está mudando a cena deste mundo.” (1 Cor. 7:29-31) Mas como os cristãos atuais “fazem uso do mundo”? Fazem isso empregando modernos meios de comunicação e tecnologia para divulgar o conhecimento bíblico em toda a Terra em centenas de línguas. Além disso, fazem uso limitado do mundo para ganhar o sustento. Compram necessários bens e serviços disponíveis. No entanto, evitam usar o mundo plenamente por manter os bens e as atividades seculares no seu devido lugar. — Leia 1 Timóteo 6:9, 10.
11 Cristãos vigilantes se refreiam de usar o mundo plenamente com relação à educação superior. Muitos neste mundo consideram a educação superior como um indispensável trampolim para o prestígio e a riqueza. Mas nós, cristãos, vivemos como residentes temporários e buscamos alvos diferentes. Evitamos ‘atentar para coisas altivas’. (Rom. 12:16; Jer. 45:5) Como seguidores de Jesus, acatamos seu alerta: “Mantende os olhos abertos e guardai-vos de