MUNDO
A Filosofia é um modo de pensar, que se manifesta no modo de existir. É uma forma de se colocar diante da realidade, diante dos problemas. A Filosofia questiona, indaga e não se acomoda diante das verdades absolutas.
A Ética é uma parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão sobre os princípios que regem a vida moral da sociedade. È o estudo dos assuntos Morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além do seu comportamento e caráter.
A Ética na Filosofia procura descobrir o que motiva cada individuo no agir de um determinado feito, diferencia também, o significado do bom e do mau, e o mal e o bem. Estuda, os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais.
A palavra Ética é oriunda do Grego, e significa “aquilo que pertence ao caráter”.
A Ética diferencia-se da moral, uma vez que a moral é relacionada às regras e normas, costumes de cada cultura, e a ética é o modo de agir das pessoas.
Para a Filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos. A ética na filosofia clássica abrangia diversas outras áreas de conhecimento, como a estética, a psicologia, a sociologia, economia, pedagogia, política....
Com o crescimento mundial e o início da Revolução Industrial, surgiu a ética na Filosofia Contemporânea. Diversos filósofos como Sócrates, Aristóteles, Epicuro e outros, procuravam estudar a ética como uma área da Filosofia que estudava as normas da sociedade, a conduta dos indivíduos e o que os faz escolher entre o bem e o mal.
No contexto filosófico, Ética e Moral possuem diferentes significados. A Ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais, que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral, são costumes, regras, tabus e convenções