Vitoria
Filosofia medieval, seus principais representantes e principais correntes.
Barbalha-CE 2012 Filosofia medieval A filosofia medieval se deu por um período em que, se caracterizava por preocupações racionais de tais filósofos, para justificar certas verdades da igreja cristã e da religião islâmica. Ex: A existência de Deus e a mortalidade da alma. Os seus principais idealizadores que acreditavam e defendiam as crenças da igreja e de tais religiões foram, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, eles tinham uma teoria teocêntrica que acreditavam em um só deus; Deus era maior que tudo, e que tudo se deu origem por ele. Santo Agostinho; na sua teoria defendia as buscas de explicações que justificassem as crenças, para ele o homem não tinha autonomia para se alcançar a própria salvação espiritual, o ideário de Santo Agostinho, era visto como uma consequência de gerar conflitos que marcaram a formação do mundo medieval. São Tomás de Aquino; tinha na sua teoria o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão, ele acreditava que nem todas as coisas dependiam da ação divina. Eles tinham correntes que idealizavam todas as suas crenças e explicavam os fatos da era medieval, grandes correntes do pensamento do século XIX, o liberalismo e nacionalismo.
Liberalismo propunha, no plano econômico, a liberdade de produzir, vender e comprar No plano político, o liberalismo significou a liberdade individual, a formação de governos representativos e constitucionais, a garantia legal da propriedade e da liberdade do pensamento.
Nacionalismo O "direito dos povos a dispor de si próprios" Isto fez com que as pessoas começasse a ansiar e lutar pela unificação de