Vitaminas e sais minerais
1 - O que são vitaminas?
São elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas no intestino de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).
A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais.
A falta de vitaminas pode ser provocada por: redução de ingestão, diminuição da absorção, alterações da flora intestinal, alteração no metabolismo, aumento de consumo.
O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a consequência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas.
2 - Qual a importância das vitaminas na dieta?
Elas cumprem um papel importante no metabolismo celular e no crescimento, regulam e favorecem as reações químicas que ocorrem nas células, auxiliando na absorção dos alimentos.
Sua necessidade aumenta durante o período de crescimento, gestação e lactação, em condições de trabalho intenso e ocorrência de determinadas doenças, notadamente as infecciosas.
O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante, pois são elementos nutritivos essenciais para a vida e se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo.
A carência de vitaminas na dieta pode causar doenças graves como o raquitismo, cegueira noturna, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade. Porém sua ingestão em excesso pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses.
3 - O que são vitaminas