Vitamina c
Slide 01 - Os seres humanos não são capazes de sintetizar vitamina C. Especula-se que isso ocorre com a finalidade de aumentar as reservas de glicose no organismo, já que é precursor do ácido ascórbico.
Na verdade é devido à ausência de uma enzima específica (L-gulonalactona oxidase), que transforma a glicose em AA.
Doses diárias 46 mg diárias.
Slide 02 – Anel de y-lactona: são lactonas mais estáveis com anéis com 5 membros constituintes.
Possui dois centros quirais carbono 4 e 5. Estes centros quirais é o que determina seus dois pares de isômeros.
Slide 03 – o ácido arcórbico em alimentos, são encontrados em baixos níveis, e são ainda mais prejudicados pelo processamento dos alimentos, onde pode ocorrer a degradação desta vitamina. Até mesmo interações com outras substâncias nos alimentos podem degradar o AA.
Existem alguns catalisadores como a lumiflavina que degradam a vitamina C ( presente na luz solar).
Poder antioxidante: o AA podem atuar como antioxidante e são empregados como aditivos em alimentos, como pães, cura de carne, aromatizantes.
Slide 04 – analise em coluna de troca iônica: H+ é constituída de uma resina (trocador de íons) de estireno divinil benzeno em forma de gel e relativamente rígida, devido a ligações cruzadas.
A resina deve: Ser reticulada; Apresentar solubilidade desprezível; Hidrofílica; Permitir a difusão dos íons através da estrutura, a uma velocidade finita e praticamente utilizável * sítios ativos na coluna de separação
Partição por fase reversa: A cromatografia de partição é baseada nas diferenças de solubilidade dos componentes na fase estacionária (líquido) e na fase móvel (líquido).