Visão sistemica
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas, a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho, constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional com variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Além disso sobrevivência da organização depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem de modo que tenham a visão sistêmica, da organização como um todo além de se dedicar a verificar a importância de estar em constante mudança tanto interna quanto externa, para sobreviver ao mercado competitivo, de forma que estas mudanças possam se tornar um instrumento para a empresa conquistar novos públicos e que se mantenham fiéis os existentes e o quanto é importante valorizar todas as áreas e colaboradores da empresa, pois são os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento da organização.
Vamos conhecer mais especificamente esses três importantes focos dentro das organizações, que sempre estão interligados: o Comportamento Organizacional, a Visão sistêmica e Mudanças. Comportamento organizacional: área do conhecimento que estuda o comportamento humano em determinado ambiente, observando as atitudes dos envolvidos, com o objetivo de alcançar produtividade, incentivando a colaboração do trabalhador, promovendo cidadania organizacional, sua eficácia tem finalidade de aprofundar o comportamento humano, melhorando o comportamento ético criando um clima saudável.
Visão sistêmica: é a capacidade de se ter uma visão global, isto é, a compreensão do todo para se alcançar um determinado objetivo. Varias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas.