visualg
CONTROLE
Introdução à Ciência da Computação
ESTRUTURA SEQUENCIAL E
ESTRUTURAS CONDICIONAIS1
Estruturas de Controle
ESTRUTURA SEQUENCIAL
ESTRUTURAS CONDICIONAIS
Estrutura Condicional Simples
Estrutura Condicional Composta
Seleção entre duas ou mais Seqüências de Comandos
ESTRUTURA DE REPETIÇÃO
Repetição com Teste no Início
Repetição com Teste no Final
Repetição Contada
Algoritmos e Estruturas de Dados 1 – Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente seqüenciais, bem como a utilização de variáveis, constantes e operadores aritméticos. Porém, esses recursos são muito limitados dentro da programação, e haverá momentos em que um valor deverá ser tratado para que possa ser efetuado um processamento mais adequado.
Através das estruturas básicas de controle do fluxo de execução - sequenciação, seleção, repetição - e da combinação delas, poderemos criar algoritmos para solucionar qualquer problema.
Imagine a seguinte situação: queremos um programa que mostre a média de um aluno. Até aí muito simples, mas além de calcular a média, queremos simplesmente que o programa apresente uma mensagem dizendo se o aluno está Aprovado, no caso da sua nota ter sido maior do que 5. A estrutura condicional é um tipo de estrutura que é utilizada para representar o desvio no fluxo normal de um programa, ou seja, utilizada para indicar que deve ser tomada uma decisão, apontando a possibilidade de desvios.
O teste lógico segue a seguinte estrutura (ou fluxo):
1.1 – Estrutura Condicional Simples Para solucionar este problema, será necessário trabalhar uma nova instrução não vista até agora: se... então e fim se. Essa instrução tem por finalidade representar a tomada de uma decisão. Sendo a condição
Verdadeira, serão executadas todas as instruções entre