vistimentas da idade media
437 palavras
2 páginas
A Nobreza As rainhas tinham, regra geral, armários atulhados de magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. Os reis também se vestiam luxuosamente pois a riqueza dos trajes era uma das formas utilizadas pelos monarcas para cultivarem a obediência dos seus súditos.
O Povo
Esta classe social vestia-se com trajes práticos, já que a sua função, na maioria, era o trabalho pesado e o comércio. No início as roupas eram feitas em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho.
Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas, dirigidas por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões que faziam roupas. No século XII, esses artesãos organizaram -se em corporações chamadas guildas.
As mulheres começaram a usar vestidos compridos, e justos no busto. Os homens vestiam calções soltos debaixo da túnica, além de vários tipos de coberturas para as pernas. Nos séculos XII e XIII, as mulheres punham redes nos cabelos, usavam véus e panos para cobrir o pescoço, como algumas ordens de religiosas usam até hoje. Os homens usavam na cabeça capuzes com pontas compridas. Tanto homens quanto mulheres vestiam uma sobreveste copiada dos trajes dos cruzados.
O Clero
O Clero vestia vestidos escuros e compridos de lã, com capas igualmente escuras e compridas, alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da sua religião. Os clérigos que pertenciam a uma ordem religiosa usavam hábitos próprios dessa ordem. O Clero mais rico possuía vestuário rico de acordo com a sua condição.
Os Dominicanos, por exemplo, vestiam um hábito branco. Os Franciscanos vestiam um hábito castanho. O Clero Secular tinha, como hoje tem, paramentos especiais, ou seja, vestuário próprio para as diferentes cerimonias religiosas. A Burguesia
Proprietários rurais, mercadores, financeiros, ambulantes, mesteirais, físicos, cirurgiões, ourives, letrados, etc., constituíam o núcleo social da