visitação ao MASP
O Museu de Arte de São Paulo - MASP encontra-se num ponto privilegiado da cidade, o cruzamento de dois eixos viários sobrepostos: a Avenida Paulista e o túnel da Avenida Nove de Julho, sendo mais específico, está localizado na altura do número 1578 da Avenida Paulista (próximo à estação Tianon-MASP do metrô). Fundado em 1947, por iniciativa de Assis Chateaubriand que reuniu em curto espaço de tempo um expressivo acervo de obras de arte de importância internacional e contou com a competência de um refinado jornalista a e critico de arte, Pietro Maria Bardi, e sua conjuntura favorável à aquisição de obras na Europa empobrecida do pós guerra.
(Assis Chateaubriand)
A primeira sede do Museu, cujo projeto foi elaborado por Lina Bo Bardi, esposa de Pietro e grande arquiteta modernista, ocupava dois andares do Edifício dos Diários Associados, na Rua Sete de Abril. Já naquele local, foram ensaiadas algumas inovações museológicas que viriam, mais tarde, a contribuir para distinguir a trajetória do casal Bard no campo da renovação artística e cultural do país. Além do propósito de buscar estabelecer os eventuais vínculos entre as obras do acervo e o contexto da produção artística brasileira, o museu propunha ainda a expansão do arco de abrangência do universo das artes considerando, contemplando, como atividades rotineiras, ou seja, tinha também a proposta de funcionar como centro de produção de manifestações artística.
(Casal Bardi,Pietro e Lina)
O rápido crescimento do acervo e a diversidade de atividades artísticas e culturais consolidaram a presença do museu, tornando-o uma instituição reconhecida que despertava crescente interesse no meio cultural e artístico, e esse contínuo desenvolvimento logo começaria a exigir a expansão das suas instalações.
A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina, e duraram 12 anos entre projeto e execução. Ela trabalhou sob uma condição imposta