Visita a UBS
Nosso Grupo Realizou a visita técnica a uma UBS na região do Parque Dos Ipês II no dia 29 de julho de 2013 na parte da manhã. Alguns dos pontos positivos que observamos é que a Unidade de Saúde onde visitamos é um lugar limpo, espaçoso e há lugares para todas as pessoas se acomodarem. Os Pontos negativos foram que nos banheiros não tem papel higiênico, sabão nem papel toalha.
Observamos também que a maioria das pessoas que estavam na unidade de saúde era criança, mulheres e idosos. O Agente Comunitário de Saúde tem um papel fundamental na UBS, trabalhando na comunidade ele encaminha as pessoas para as unidades de saúde mais próximas, alem disso ele é responsável pela orientação e prevenção da saúde e seu foco principal é atenção aos idosos, crianças, hipertensos, diabéticos, acamados, Gestantes, dependentes Químicos e etc. A respeito dos funcionários alguns trabalham por amor a profissão e atendem as pessoas com tratam com educação, cordialidade e respeito. Tem também aqueles que são grosseiros e mal educados que estão ali por causa do salário. O gênero predominante era feminino aguardando o atendimento. Todos os funcionários estavam bem apresentáveis, os enfermeiros estavam com jaleco branco.
A expressão no rosto dos usuários era de dor, impaciência
Elas estavam impacientes e agoniadas.
Vi vários agentes de saúde, a impressão que tive é que eles são bem competentes e tem muita responsabilidade.
O agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde. O elo entre o ACS e a população adscrita é potencializado pelo fato do ACS morar na comunidade.Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com