Visita a fábrica de pré-moldados
1. PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO
1.1. POSTES
Estruturas em concreto armado destinadas a sustentação de iluminação pública, cabos de energia e telefone. Existem postes diferentes de acordo com a necessidade de uso, os postes de rua são conhecidos como D.T, existe o D.T158, na qual 150 indica a carga em que ele suporta a tração de cabos e 8 é a referência de sua altura. Na instalação de postes, eles ficam 10% mais 60 centímetros engastado. Os postes possuem estribos quadrados, gavetas e concreto. Em todo poste D.T deve constar o nome do fabricante, a carga do poste e a data de fabricação. Os postes devem possuir bom acabamento (isento de trincas e rugosidades), dimensões ideais, correto cobrimento e afastamento da armadura, elasticidade certa, resistência a ruptura, baixo teor de absorção de água do concreto, correta identificação, furações exatas (posição, diâmetro e desobstrução) e armazenamento correto.
1.2. FERRAPLANAGEM
Tem a função de cortar e confeccionar estribo para postes, manilhas e anel. Existem os estribos para postes circulares, postes D.T, e para uso de coxos.
1.3. COMBOGÓS ANTI-CHUVA
Também conhecidos como tipo veneziana, é feito de concreto simples, e são colocados ferros em sua estrutura para manter a estabilidade e durabilidade. São usados em obras para evitar a entrada de água em aberturas de ventilação.
1.4. ANEIS
São concretos utilizados para formar caixas d´água e cisternas para a utilização de água em residências ou edifícios.
1.5. TUBOS
Feitos em concreto e concreto armado tem como principal norma a NBR 8890/07, são principalmente utilizados para drenagem, águas pluviais e esgoto. Passam por ensaios de compressão diametral e estanqueidade das juntas.
Devem atender especificações quanto a resistência mecânica, permeabilidade, estanqueidade, absorção, dimensões e acabamentos. Todos os tubos devem trazes, em caracteres legíveis gravados no concreto ainda fresco, o nome, diâmetro nominal, a classe a que pertencem ou a